||||||

Sobre a plataforma

Apresentação

Esta é a primeira plataforma digital dedicada exclusivamente a promover investigações sobre cadeias produtivas no Brasil, com foco em direitos humanos e meio ambiente.

O conteúdo foi organizado pela equipe da Papel Social com a intenção de socializar metodologias e conhecimentos obtidos ao longo de duas décadas de estudos sobre o tema.

O público-alvo são organizações da sociedade civil, gestores públicos, jornalistas, ativistas, sindicalistas, pesquisadores acadêmicos e demais interessados em prevenir violações socioambientais no processo de produção de mercadorias.

Estudar cadeias produtivas é um passo indispensável para fomentar mudanças de comportamento a partir dos agentes que concentram maior poder em cada setor econômico. Esse efeito cascata requer técnicas de coleta e análise de dados e um olhar sistêmico sobre as desigualdades de poder entre os elos.

Tráfico de pessoas, desmatamento ilegal e exploração de trabalho escravo e infantil são exemplos de crimes associados a cadeias produtivas no Brasil.

A fragmentação dos processos produtivos em diversos países não desobriga as empresas multinacionais de monitorarem seus fornecedores. Essa atribuição está expressa em documentos de referência da ONU, da OIT e da OCDE.

Corporações privadas só assumem sua responsabilidade quando são cobradas. E a pressão internacional depende de informações confiáveis que conectem grandes compradores a violações de direitos.

O Brasil é um país-chave para a agenda climática e para a promoção do trabalho decente. Além da madeira, dos minérios e do gado criado na Amazônia, mercadorias tão diversas como café, chocolate, cigarros e eletrodomésticos utilizam toneladas de matérias-primas extraídas em território brasileiro.

Todas essas cadeias possuem grave histórico de violações socioambientais, que podem ser enfrentadas com o esforço conjunto de Estados, empresas e sociedade civil.

Plataforma permite acesso a relatórios, livros e documentários produzidos pela Papel Social sobre diferentes cadeias produtivas, dentre as quais a do tabaco no Sul do Brasil. Crédito: Vitor Shimomura

Estudo que revelou trabalho escravo e infantil na cadeia produtiva do cacau abriu caminho para responsabilização de grandes moageiras a partir de 2018. Crédito: Tatiana Cardeal

Entre as produções audiovisuais disponíveis nesta plataforma está o premiado documentário “Castanhal” (2020), sobre a cadeia produtiva da castanha-do-brasil. Crédito: Vitor Shimomura

Cadeia produtiva do café em Minas Gerais foi investigada pela Papel Social entre 2020 e 2021 em parceria com a Oxfam Brasil. Crédito: Tatiana Cardeal

Como navegar

A página inicial (home) desta plataforma apresenta o conceito de cadeias produtivas e um mapa interativo, que permite acessar o histórico de investigações realizadas pela Papel Social. O mapa conduz a 15 páginas diferentes, uma para cada cadeia produtiva, que contêm informações-chave sobre os resultados de cada pesquisa, além de fotos, vídeos e links para os estudos na íntegra.

Dados de contato da Papel Social estão disponíveis no rodapé da página. Para saber mais sobre os serviços oferecidos pela organização, acesse Sobre a Papel Social.

No menu, o item Metodologia conduz a um resumo do livro Investigação de cadeias produtivas: Como responsabilizar empresas que se beneficiam de violações de direitos humanos. O material, lançado em 2024, aponta caminhos metodológicos para fortalecer a defesa dos direitos coletivos e individuais a partir das operações de fiscalização trabalhista. Nesta plataforma, o conteúdo foi adaptado a um público mais amplo, de modo a socializar as reflexões com organizações da sociedade civil, sindicatos, jornalistas e pesquisadores.

Na Biblioteca, estão disponíveis livros, relatórios, documentários e galerias de fotos de autoria da Papel Social, além de recomendações de ferramentas e documentos externos para embasar futuras pesquisas.

O Glossário apresenta uma síntese do significado de termos comumente utilizados em investigações sobre cadeias produtivas.

O conteúdo desta plataforma será atualizado conforme a publicação de novos estudos e notícias relevantes sobre o tema. O Blog será o espaço prioritário para atualizações e divulgação de eventos — lançamentos de livros, debates, exibições de filmes, etc.

Em caso de dúvidas e sugestões, entre em contato com a Papel Social.
Obrigado pelo interesse. Boa leitura.